O amor quebrando preconceitos

Casal discriminado cria a própria livraria comunitária para espalhar amor

Foi a paixão pela leitura e a necessidade de inclusão que fez um casal excluído abrir uma livraria comunitária totalmente gratuita em Nova Jersey, nos Estados Unidos.

Kaila Boulware Sykes e Raymond Sykes contam que a ideia surgiu depois que eles foram discriminados  numa livraria, onde foram procurar um livro para o filho deles, de dois anos. A exclusão fez o casal pensar em quantas outras pessoas não passavam diariamente pelo mesmo problema.

No dia da inauguração da Hidden Gems Literary Emporium, em junho deste ano, uma fila de 500 pessoas ficou do lado de fora esperando para dar uma olhada nos 10.000 livros doados que eles tinham para oferecer. Foi um sucesso!

Kaila conta que foi o preconceito que ela, o marido e o pequeno Truth Imanu’el Sykes sofreram, que serviu de inspiração para criar a livraria.

Ela lembra que muitos clientes olhavam para eles porque eram as únicas pessoas pretas na livraria. Eles saíram se sentindo indesejados e desanimados, mas a experiência despertou a ideia mais incrível que ja tiveram.

Kaila e Raymond conversaram sobre a criação de uma livraria onde todos se sintam bem-vindos.

Um lugar onde as pessoas podem ler tranquilamente, em um espaço seguro, não importa o quanto tenham no banco. Em outras palavras, eles queriam disponibilizar livros para todos!

A inauguração foi um sucesso

O local foi um sucesso instantâneo e, antes que eles soubessem o que estava acontecendo, já estavam recebendo doações de livros de todo o mundo!

A loja tem livros para todas as idades e é totalmente abastecida e mantida por doações. Às vezes as pessoas não têm dinheiro para dar, mas ainda assim saem com uma braçada de livros.

“Acabou virando uma bola de neve em uma enorme biblioteca justa de amor”, explicou Kaila . “Desde então, as pessoas doaram mais de 40.000 livros.”

Outras vezes, as pessoas desembolsam US$ 100 (aproximadamente R$ 500) por um único livro, mas com uma solidariedade imensa.

O resultado é exatamente o que Raymond e Kaila esperavam – um lugar projetado para “reacender” o amor da comunidade pela leitura.

“Nós realmente sentimos que é importante que as pessoas tenham um lugar onde elas não sintam que o dinheiro é uma barreira para elas conseguirem livros e recursos educacionais para si mesmas e especialmente para seus filhos”, disse Kaila.

Livraria itinerante

No ano passado, a família começou a levar os livros também para outras localidades, com uma livraria itinerante.

Eles pegaram a estrada na minivan da família e dirigiram ao longo da costa leste até a Flórida distribuindo quebra-cabeças, livros e recursos educacionais gratuitos em todos os lugares que foram.

“Os sorrisos e a emoção que recebemos das pessoas… é difícil descrever como isso nos faz sentir”, disse ela.

Este ano, eles estão arrecadando dinheiro para uma nova van que servirá como uma “biblioteca móvel!” Eles também realizam festivais de livros gratuitos em escolas da área e eventos comunitários.

O casal enxerga todos os esforços até aqui como uma forma de aumentar a diversidade cultural e a alfabetização, não apenas na região onde vivem, mas em todos os lugares que vão.

fonte: sonoticiaboa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.